domingo, 2 de dezembro de 2007

Artes Visuais


Projeto na escola
Aprendi que “um projeto na escola não pode ser comparado a um simples planejamento de atividades que deverão ser cumpridas, mas ter certas intenções e possibilidades em constante avaliação e replanejamento, aproveitando acasos, sem perder de vista os focos centrais que fizeram nascer o projeto”- Miriam Celeste Martins (1998-pág.168)
Segundo Fernando Hernandez “As salas de aula devem representar um espaço vivo de contínua transformação, onde a pesquisa fica aparente. Espaço para livros, trabalhos, recortes...Aprendemos melhor se há uma necessidade de pesquisa, para pesquisar deve haver um problema.”
Nunca havia trabalhado anteriormente com projetos, iniciei na metade deste ano trabalhando com a história “Férias na floresta”, de Leia Cassol e Vítor Siegle. Foi uma forma diferenciada de trabalhar, mas bem interessante, pois abriu espaço para maior interdisciplinaridade. As crianças demonstraram maior interesse nas atividades propostas.
Ao longo do projeto solicitei apenas uma pesquisa e aprendi com Hernandez que a pesquisa deve ficar mais aparente, pois aprendemos melhor se há necessidade de buscar informações.
Tive oportunidade de fazer em grupos um projeto de ensino para o trabalho de Artes visuais:

PROJETO DE ENSINO
Público Alvo: Alunos de quarta série do Ensino Fundamental
Caracterização da turma:
Essa turma é composta por alunos de 9 a 11 anos, na sua grande maioria moram com os pais (ou um deles).
Classe econômica baixa, porém nenhum deles passa necessidade, todos os responsáveis trabalham e sustentam sua família.
Por se tratar de pessoas pobres, a parte de lazer e cultura fica, em grande parte dos casos, para segundo plano e dificilmente acontece. Os passeios culturais aos quais os alunos se referem quando questionados foram feitos na escola.
O conhecimento de arte visual é restrito ao que assistem na televisão e ao que lhes é passado em sala de aula.
Modificações
O tema foi escolhido a partir da visita ao espaço da artista Laura Belém, na 6ª Bienal do Mercosul.
A escolha se justifica pela necessidade de mostrar aos nossos alunos que eles são agentes de mudança, em todos os sentidos.
Como nos trabalhos vistos, percebemos o quanto temos influência no mundo em que vivemos, seja pelo olhar e principalmente pela ação.
A questão é:
Quanto nossas ações influem no ambiente em que vivemos?
Propostas de trabalho:
O projeto será realizado a partir da visualização das quatro obras que compõem o Núcleo de Laura Belém na Bienal.
Previsão de duração: Cinco encontros para iniciar um trabalho que se estenderá por todo o ano letivo.
Avaliação: Os alunos serão avaliados durante o processo. Os critérios utilizados para avaliá-los serão: responsabilidade, participação, produções, comprometimento.
EXECUÇÃO DO PROJETO
Primeiro encontro:
O início se dará pela visualização das obras através de fotos trazidas pela professora. Os alunos, em pequenos grupos primeiramente irão tentar verificar:
O que enxergam?
Qual o ponto em comum nas quatro obras?
Após esse momento, terão algum tempo destinado à pesquisar no laboratório de informática a respeito das obras e dos artistas.
Segundo encontro:
Agora, com respostas e dados mais concretos, inicia-se uma discussão em grande grupo a respeito das respostas obtidas. Os alunos deverão falar sobre a sua idéia de arte visual, sobre a relação entre as obras e o que os artistas expressam através delas.
Continuando com a conversa, introduzindo o tema Modificações, vamos começar a produzir com eles. Nesse segundo encontro a idéia de produção seria a seguinte:
Os alunos receberão uma folha de ofício e dobrarão ao meio,
No lado direito desenharão a escola,
Após o término do primeiro desenho, eles irão pensar em tudo que gostariam que fosse diferente nessa escola, e o espaço do lado esquerdo se destina a desenhar isso.
Terceiro encontro:
Aprofundando mais os estudos, os alunos conversarão sobre as possibilidades de modificação desses ambientes por eles mesmos. Conversar sobre cada mudança proposta, e de quem depende cada uma delas.
Escolher em pequenos grupos, um dos ambientes que eles solicitaram ver “modificado” e eles realizariam uma produção visual (maquete, pintura, desenho, etc) mostrando o que fariam nesse ambiente.O grupo terá que escrever uma justificativa da modificação e de que forma ela seria realizada, demonstrando que recursos seriam utilizados.
Quarto encontro:
Uma exposição para toda a comunidade escolar, com todas as produções e justificativas. Uma mostra de artes.
Cada visitante votará na modificação que julgar mais importante para a escola.
Quinto encontro:
Com o resultado da votação, a modificação escolhida será realizada por todos alunos da turma, criando o primeiro espaço modificado da escola.
Juntamente com esse espaço, se cria a campanha “Modificando Hábitos” que repensa pequenas atitudes que deixam a escola um lugar melhor de se estar (inclui boas maneiras, seleção de lixo, cuidado com os ambientes, respeito ao próximo, etc).



Percebi que é importante ter um objetivo a alcançar, saber que público deseja-se atingir e realidade em que vivem, conhecer o que o aluno pensa, seus conhecimentos prévios, avaliar ao longo do processo, muita busca de informações tanto por parte do professor quanto dos alunos e flexibilidade para mudar o que for necessário no trajeto não perdendo de vista o foco, que são os objetivos delineados no início.

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