domingo, 20 de abril de 2008

Matemática

Na primeira atividade proposta na interdisciplina de Matemática (Discutir com o grupo atividades que envolvam conceitos de classificação e seriação) sugeri algumas atividades:
“Trabalho com segundo ano (alfabetização) e utilizo muito com meus alunos o alfabeto móvel, as crianças confeccionaram: pintaram as letras( todas são repetidas) colaram em cartolina ou papelão, recortaram e trouxeram para a escola em um pote.
Com este jogo pode-se trabalhar classificação, seriação, letras, palavras, sílabas, número de letras e sílabas.
Solicitei às crianças que classificassem as letras como desejassem: alguns fizeram por cores, outros por ordem alfabética, separando vogais de consoantes. Após formarmos palavras, solicitei que ordenassem de acordo com o número de letras, desde o que tinha o menor número de letras até o maior.
Outra atividade que realizei semana passada com meus alunos foi solicitar que pintassem em uma folha diversos brinquedos, todos repetidos, mas nenhum na mesma quantidade. Após deveriam contar quantos haviam de cada e pintar em um gráfico, desde o que tinha menor quantidade ao que tinha maior.”
Após, na atividade CS5, foi proposto que, baseado na leitura do texto Aprendizagem e desenvolvimento:experiências físicas e lógico-matemáticas, de “Daniela Stevanin Homann”,relesse as sugestões da atividade 1 e refletisse sobre o que mudaria e o que deixaria igual.
Realizei algumas mudanças que estão registradas no pbwiki coletivo do grupo 10, são elas:
Percebi o quanto é importante refletir sobre as atividades que propomos aos nossos alunos, em alguns momentos as mudanças contribuem para enriquecer o trabalho.

Um comentário:

Maxi disse...

Raquel, buscando aprofundar um pouco mais as tuas reflexões a cerca das atividades de Matematica que propuseste aos teus alunos a partir das sugestões do curso..
dizias..

"Após formarmos palavras, solicitei que ordenassem de acordo com o número de letras, desde o que tinha o menor número de letras até o maior".

E o que verificaste em termos de aprendizagem? Como terias ensinado a mesma coisa sem as sugestoes do curso?

[]´s
Maximira Carlota
TUTORA SI 4 PEAD-FACED UFRGS