segunda-feira, 5 de maio de 2008

Seminário Integrador

Ao visitar meu Blog, realizei a leitura dos comentários da tutora Maximira.
“Raquel, buscando aprofundar um pouco mais as tuas reflexões a cerca das atividades de Matemática que propuseste aos teus alunos a partir das sugestões do curso..dizias..
"Após formarmos palavras, solicitei que ordenassem de acordo com o número de letras, desde o que tinha o menor número de letras até o maior".
E o que verificaste em termos de aprendizagem? Como terias ensinado a mesma coisa sem as sugestões do curso?”
Refleti e respondo que em termos de aprendizagem verifiquei que nesta atividade além de meus alunos aprenderem a formar palavras e realizar leitura, pode-se também trabalhar conceitos matemáticos como classificação, seriação, palavras com número maior e menor de letras, número de sílabas.
Sem as sugestões do curso trabalhava com as crianças apenas formação de palavras, após comecei a explorar mais o alfabeto trabalhando novos conceitos.
Antes de estudar esta interdisciplina de Matemática, pouco trabalhava classificação e seriação, mais em momentos de fila e quando utilizava os blocos lógicos.
Através do curso percebi que há uma infinidade de maneiras de se classificar e seriar no cotidiano.
Outro comentário da tutora Maximira:
“Na tua opinião, o que causa ambos os casos - a angustia de não conhecer algo e o prazer ao aprender uma determinada questão?”
Às vezes nos angustiamos por não conhecer algo, como, por exemplo, quando entrei neste curso de Pedagogia me angustiava por não saber nada de computador, nem mandar um e-mail.
Aprender sempre é possível quando nos determinamos para isso, muitas vezes o processo é difícil, mas não podemos desistir nos primeiros desafios.
Como não sabemos tudo, ao longo da vida, surgem diversas descobertas e o resultado é um prazer enorme!!!

2 comentários:

Maxi disse...

Olá querida!
Fico feliz em ler tuas observações.

É importante que tomemos uma consciência maior com relação ao que estamos proporcionando às crianças! E é neste sentido, para que a tomada de consciencia comece a ocorrer, que estamos pedindo a voces que EXPLICITEM o que as atividades que voces estão promovendo estão proporcionando!

Por exemplo: Quando aplicas/propões uma atividade e a consideras interessante.. NÓS, DOADO DE CÁ, queremos saber: POR QUE A ACHASTE INTERESSANTE? O QUE ELA RESULTOU? O QUE TU, ENQUANTO PROFESSORA, NOTASTE EM TERMOS DE RESULTADO? :)

Até a próxima! Continuamos em contato. Abraços, Maximira
{tutora SI4/PEAD-FACED UFRGS}

Leonardo Porto disse...

Prezada Raquel,

que ótimo que está dialogando com a tutora maximira. É através deste diálogo que poderás aperfeiçoar suas postagens no blog do portfólio.
Leonardo.