domingo, 7 de outubro de 2007

Literatura


Na disciplina de Literatura estou estudando sobre contação de histórias. Ao ler o texto “ A poesia infantil no Brasil”, de Luis Camargo, aprendi que o gênero poesia infantil surgiu de braços dados com a escola visando principalmente a aprendizagem da língua portuguesa. Conservavam uma perspectiva adulta, visando educação moral, aconselhando as crianças ao bom comportamento e o civismo.Durante quase um século manteve dependente da escola, somente nos anos 60 é que se libertou, em parte, dos compromissos escolares.
Ao ler os capítulos 1 e 7 do livro “Gostosuras e bobices” de Fanny Abramovich, aprendi que contar histórias é uma arte e que por ser uma arte não pode ser feita de qualquer maneira. Têm no livro diversas dicas para que este momento de contar histórias seja especial, pois pode trazer muitos benefícios como: estimular o brincar, escrever, desenhar, teatrar, etc...
Estas aprendizagens influenciaram minhas práticas na sala de aula.Confesso que contava histórias de improviso, muitas vezes não lia o livro antes de contar para os alunos. Agora percebo a importância deste momento para a aprendizagem de meus alunos e procuro ler bem o livro antes, reservar um lugar especial para contar, motivar a atenção, criar um clima de envolvimento, usar as modalidade e possibilidades da voz.
Na vida pessoal, comecei a contar mais histórias para meu filho, reservando um momento especial .

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