domingo, 7 de outubro de 2007

Artes visuais


Na primeira semana de aula li no material disponível sobre o ensino de arte no Brasil e o papel do professor dentro das perspectivas Tradicionais, Tecnicista, Nova e Triangular. Estudamos que a perspectiva Triangular articula arte como expressão e cultura na sala de aula.
Questionava o motivo deste semestre estudarmos todas as disciplinas ao mesmo tempo.
Como estudante compreendi que a área da arte abrange quatro modalidades artísticas: Artes visuais, música, dança e teatro, por esta razão é tão importante contextualizar, ou seja, estabelecer relações associando-se o pensamento não apenas a uma disciplina.
Aprendi sobre as tendências para o ensino da arte, que são:
*maior compromisso com a cultura e a história
*ênfase na inter-relação enter fazer, a leitura da obra de arte e a contextualização histórica e social
*alfabetização visual dos alunos, desenvolvimento cultural
*conhecimento da imagem e compromisso com a diversidade cultural
Como professora aprendi a explorar mais as imagens que apresento aos meus alunos.Por exemplo:
Propus aos meus alunos uma produção textual a partir da observação de uma imagem, antes explorei a imagem com as crianças, questionei as características dos personagens, expressões na fisionomia dos rostos, sugeri que dissesse tudo o que viam, que observassem os detalhes.
Através das múltiplas leituras de imagens percebi detalhes que antes não havia visto.
Através do momento em que “produziram sentido”,as produções textuais tiveram mais idéias e riquezas de detalhes.
Como aluna do curdo de Pedagogia gostei de ler as idéias das colegas e ver as pinturas realizadas, percebi diferentes visões a partir da observação da mesma cena.

Nenhum comentário: