sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Teatro


Ao estudar sobre teatro realizei a leitura de vários textos importantes, mas o que mais me chamou atenção foi: “Improvisação para o teatro -A EXPERIÊNCIA CRIATIVA”, de Viola Spolin, disponível na biblioteca do Rooda.
Dentre as aprendizagens destaco:
"Todos são capazes de atuar no palco, talento ou falta de talento tem pouco haver com isso".Pág 1.
Esta afirmação me surpreendeu porque imaginava o teatro como algo para quem tem vocação, talvez por essa razão só utilizei este recurso uma vez com os meus alunos.Como estudante ou com minhas colegas de trabalho nunca aceitei um convite para participar de peça teatral.
"Uma atmosfera altamente competitiva cria tensão artificial, e quando a tensão substitui a participação, o resultado é a ação compulsiva" . Pág 5.
" O professor-diretor é aconselhado a apresentar o problema de atuação rápida e simplesmente. As vezes, o mero ato de escrever o problema do dia no quadro-negro é suficiente".Pág 27.
" Devemos ser flexíveis e alterar os planos no momento que for necessário". Pág 27.

Tenho como evidência das aprendizagens a aula prática do planejamento realizado para o Inventário Criativo.
Na atividade prática “Miroca, posso ir?”, os alunos questionaram o que aconteceria com quem chegasse na Miroca. Brincaram mais tranqüilos quando perceberam que todos chegariam no local indicado. Desta forma não competiram e participaram com mais entusiasmo.
Quanto a explicação das atividades, em muitos momentos explicava demais a atividade proposta, percebi que desta forma evitava a autodescoberta dos alunos. Como professora, mudei neste aspecto, evito explicar demais para que possam refletir mais.
Quanto a flexibilidade, na atividade prática, percebi que meus alunos sentiram a necessidade de representar os personagens da história “Férias na floresta”, deixei antes de iniciar a atividade planejada.
Após ler estas dicas importantes sobre teatro acredito que agora estou mais encorajada para aceitar um convite quando me proporem, ou quem sabe, ainda este ano utilizar novamente teatro como recurso.
Atividades do Inventário criativo:

1) Estátua na floresta

Cada aluno recebe o nome de um personagem.
Todos devem andar livremente pelo espaço representando.
O professor bate 1 palma e diz o nome de um dos personagens, os alunos que representam os outros devem virar estátua. Os alunos do personagem solicitado devem ver quais estátuas se mexeram, podem fazer com que as estátuas se mexam (fazendo rirem com caretas, etc...), mas não podem tocar no colega.
Ao bater 2 palmas devem cumprimentar o colega que está próximo como se fosse o personagem.

2) Miroca posso ir?

Os alunos ficam no ponto de partida, um aluno representa a Miroca.
Um aluno de cada vez diz:
- Miroca, posso ir?
Ela responde:
-Sim.
O aluno pergunta:
-Quantos passos devo dar?
Miroca responde qual personagem deve imitar e o número de passos.
Vence quem chegar primeiro no lugar de Miroca.


3) Que personagem é este?

Os alunos ficam posicionados em círculo.
De olhos vendados, um dos alunos deve pegar um papel do saquinho onde estará os nomes dos personagens da história “Férias na floresta,”após tirar a venda, ler em silêncio e representar para os colegas.
Quem acertar primeiro será o próximo a representar.
E assim continua a brincadeira.
História Férias na floresta

Era uma vez uma minhoca.
O nome dela era Miroca!
Ela morava num lindo jardim!
Lá também moravam suas sobrinhas...
Que ficavam
Correndo pra um lado... Pulando pro outro...
Parecendo pipoquinhas !!!
Miroca estava cansada.
-Não agüento mais gritaria! Já sei...Vou visitar a minha prima lá na floresta Amazônica!
Férias! Que alegria! Mas como eu chego lá?
Acessou a Internet...
Passou um e-mail...
Descobriu.
Pegou primeiro vôo e saltou no grande rio!!!
Mas no meio da floresta...
Uma tremenda confusão.
Água pra todo lado...
E árvore de montão!!!
Deslizando pelo rio veio um boto rosa bonitão!
- Olá minhoca, quer me ajudar a entregar os convites pra uma festa?
-Meu nome é Miroca e eu gosto de festa!
Mas não posso e ajudar.
Tenho que encontrar minha prima,
Que mora nessa floresta!
O boto saiu nadando...
E a Miroca foi minhocando...
Balançando de galho em galho, o macaco cabeludo chegou.
-E aí mana minhoca.
Tá a fim de me ajudar a procurar umas bananas pra levar numa festa?
-Meu nome é Miroca e eu gosto de festa!
Mas não posso e ajudar.
Tenho que encontrar minha prima,
Que mora nessa floresta!
O macaco saiu pulando...
E a Miroca foi minhocando...
Tucano-toco veio batendo asas e perguntou:
-Minhoca, minhoca, minhoca,
Estou indo a uma festa e tenho que levar:
Graviola, açaí e guaraná.
Me ajuda a encontrar?
-Meu nome é Mi-ro-ca e eu gosto de festa!
Mas não posso e ajudar.
Tenho que encontrar minha prima,
Que mora nessa floresta!
O Tucano-toco saiu voando...
E a Miroca foi minhocando...
Bicho –preguiça, dependurado na embaúba, vê Miroca e começa a chamar...
Ô Miroca, você pode me ajudar?
Preciso arrancar algumas folhas desta árvore pra numa festa levar!
-Meu nome é Miroca e eu gosto de festa!
Mas não posso e ajudar.
Tenho que encontrar minha prima,
Que mora nessa floresta!
O bicho –preguiça saiu se espreguiçando...
E a Miroca foi minhocando...
Miroca olhou pro lado e viu um jacaré engraçado.
Era um jacaré-açú com cabelo arrepiado!!!
- E aí, Minhoca! Dá pra ajudar a encontrar minha guitarra?
Tenho que animar uma festa na floresta!
-Meu nome é Miroca e eu gosto de festa!
Mas não posso e ajudar.
Tenho que encontrar minha prima,
Que mora nessa floresta!
Jacaré-açú saiu procurando...
E a Miroca ficou chorando!!!
Será que a prima Jibóia mora em outro lugar?
Um indiozinho que por ali passava quis saber por que ela chorava.
-Estou procurando a minha prima... a Gertrudes...
Você pode me ajudar?!
Eu vou a uma festa... lá vão estar todos os habitantes da floresta .
Sua prima deve estar lá...
E a Miroca e o indiozinho seguiram pelo caminho...
Chegando lá na festa...
Surpresa!!!
A festa era pra ela.
Olha só que beleza!!!


Autores:
Leia Cassol
Vitor Siegle
Editora Cassol

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Oi Raquel!
Adorei esta tua postagem...
Especificaste exatamente o texto que te fizeste "pensar" e "agir" de forma diferente [em relação à tua prática docente].
E este texto associado à interdisciplina de Teatro, ou seja, uma fonte teórica que te "tocou" e te "modificou".
O exemplo dado como evidência também ficou muito bem colocado.
Só senti falta de saber, um pouco mais, o que vem a ser exatamente a proposta desta tua atividade prática "Miroca, posso ir?".
Assim, talvez, pudesse interagir um pouco mais com o teu texto, no sentido de compreendê-lo um pouco melhor.
Entendendo um pouco mais da atividade que trouxeste como evidência, eu poderia, como leitora, compreender melhor a atividade feita com os teus alunos.
Algumas dicas que considero importantes para situar o teu leitor e o teu texto:
- colocar a fonte bibliográfica completa.
Colocaste que o teu texto chama-se "Improvisação para o teatro - a experiência criativa". Mas não colocaste o autor, nem a editora, nem o ano de editoração.
Todos estes dados são importantes para que, em um futuro próximo ou não, tu mesma tenhas a fonte exata dos teus ditos e escritos. Desta forma, através do registro completo, não cairá no esquecimento.
Exemplo de fonte bibliográfica completa:
BICUDO, Maria A.V. Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2005.
Exemplo geral:
SOBRENOME, NOME. Título. Cidade: Editora, ano.
Estas dicas (ABNT) estão na BIBLIOTECA do Rooda (SI3).
- Outra questão importante são as CITAÇÕES sempre ENTRE ASPAS.
Percebi que colocaste um asterisco. Fiquei um pouco confusa, ao ler, pois achei que fossem escritos de tua autoria.
Desta forma, se os escritos não forem de tua autoria, seria importante colocá-los entre aspas e, ao final da frase, colocar a página.
Bejão no coração
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Suelen - tutora da sede