segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Ludicidade



Assisti a entrevista da professora Tânia Fortuna, feita pelo programa Comportamento da TV-COM, na qual me trouxe reflexões sobre meu papel como professora e mãe.
Dentre as aprendizagens destaco algumas falas da professora Tânia:
“O jogo, enquanto atividade livre, é lúdico e contribui para aprendizagem, contribui para que o sujeito desenvolva-se cognitivamente, do ponto de vista da sociabilidade, raciocínio, colocando em cena seus temores e desejos brincando. Traz clima de desafio, surpresa, mistério, o sujeito sente-se pleno, contribui para aprendizagem significativa, prazerosa e efetiva.”
“O professor pode gostar de ensinar se o faz no contexto da brincadeira, pode produzir sucesso escolar e ao fazê-lo garante inclusão social, condição para que se mude a face do mundo, das relações”.
“O brincar não morre, assume novas formas. O trabalho é a forma de brincar para muitos adultos quando anuncia novos mundos, contato consigo mesmo e com os outros, quando é prazeroso, instigante.”
Refleti sobre meu papel como professora e estou procurando tornar o ambiente da escola, da sala de aula, mais prazeroso, explorando mais o lúdico com meus alunos através de jogos, brincadeiras. Percebi agora, mais do que nunca, o por quê da brincadeira, o por quê dos jogos, os benefícios que a ludicidade traz não só para meus alunos, mas também para que eu tenha mais prazer e realização em meu trabalho.
Como mãe, muitas vezes achava sem tanta importância as brincadeiras de meu filho, agora sei que brincar é coisa séria e valorizo mais este momento na vida de meu filho, e é claro, também na vida de meus alunos.

Nenhum comentário: