quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Gestão da educação

Gestão da educação
A organização escolar é expressa no Projeto Político Pedagógico (PPP), onde contém a proposta pedagógica, avaliação, currículo, etc...O PPP é determinado por todos da comunidade escolar e varia de uma escola para outra porque tem pessoas com diferentes realidades de vida.
Não compreendia como funcionava o regime Ciclado, pois na escola que atuo é Seriado, criticava os Ciclos pois próximo a escola que trabalho tem uma escola de ciclos e quando nos transferem alunos, na maioria das vezes, apresentam outro ritmo bem diferente de aprendizagem. Confesso que muitas vezes não compeendia estes alunos e podia ter dado uma atenção maior.
Através da leitura do texto “Organização curricular da escola e avaliação da aprendizagem- currículo: O coração da escola”, de Maria Beatriz Gomes da Silva, refleti sobre o regime Ciclado, alunos transferidos destas escolas , suas dificuldades e meu papel como professora.
Pàg 5- “A implantação dos ciclos, ao prever a progressão continuada,
supõe tratar o conhecimento como processo e, portanto, como uma
vivência que não se coaduna com a idéia de interrupção, mas sim de
construção, em que o aluno, enquanto sujeito da ação, está continuamente
sendo formado, ou melhor, se formando, construindo significados a partir
das relações dos homens com o mundo e entre si. “
”Quantas vezes nos perguntamos sobre o que fazer quando recebemos
alunos provenientes de outras instituições e de até de outros Sistemas de Ensino,
dentro ou fora do município ou Estado em que a escola em que atuamos se situa?
Quantas vezes admitimos nossas dificuldades para incluí-lo no novo contexto
escolar? Quantas vezes esquecemos que estes alunos ao viverem um processo de
transição institucional passam por momentos de insegurança frente aos novos
professores, colegas e frente a pedagogia que lhes é oferecida?”

Aprendi mais sobre o regime Ciclado, que é dividido em tempos que costumam variar entre 2 a 3 anos de duração considerando as variações evolutivas dos alunos.
Através dos estudos estou compreendendo mais estes alunos, oferecendo uma atenção maior e evitando que tenham a sensação de abandono ou descaso.

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Raquel querida!
Que ótima reflexão que fizeste.
Conseguiste, de forma muito objetiva, relacionar a teoria estudada - pontos relevantes - com tua prática como professora.
A intenção, com certeza, é esta. Assim, parece que está fazendo a diferença, para o ti, o que aprende no PEAD.
Parabéns.
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V