sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Projetos de aprendizagem

Projetos de aprendizagem


Imaginava em um projeto a atitude do professor como propor o tema, organizar os grupos e a partir dali trabalhar com os alunos com diferentes estratégias, oportunizando diferentes aprendizagens.
Neste curso recebemos uma proposta diferente: o tema e a organização dos grupos ser da escolha dos alunos.
No início imaginei que o resultado seria uma enorme bagunça!!
Neste semestre estamos tendo a oportunidade de vivenciar esta proposta trabalhando através de projetos em duas interdisciplinas: PPA (grupoDakotas1) e Psicologia (Transtornos da vida adulta) .
Ao invés do professor escolher os grupos e temas, estes projetos se diferenciam pois os temas foram escolhidos por nós, ou seja, são assuntos de nosso interesse, e os grupos são de alunos que tem dúvidas, certezas, inquietações e vontade de aprender sobre o mesmo assunto.
Isto mudou minha forma de pensar, não vejo mais os projetos que partem da curiosidade do alunos como algo impossível de propor na sala de aula e sim como uma possibilidade que traz maior interesse, interação dos alunos e professores na construção do conhecimento.

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Isso mesmo, Minha querida!
E além de produzir novos conhecimentos, os PA's também podem produzir uma vontade de pesquisa, vontade de busca, de aprender. E, assim, a organização é essencial e imprescindível para os sujeitos do conhecimento.
Beijão
Suelen -tutora da sede - Seminário Integrador V