segunda-feira, 1 de junho de 2009

Conservação do número

Todos os anos aplicava o teste da Conservação do número com meus alunos tendo como base apenas as observações de colegas e achava que sabia aplicar bem o método sem ao menos estudar.
Quando a professora solicitou que estudássemos sobre o Método Clínico, de Jean Piaget para aplicar o Método Clínico com uma criança, li superficialmente sobre o assunto e me senti preparada.
Eu e a colega Margarete escolhemos uma aluna minha e no momento encontrei algumas dificuldades. A primeira foi o barulho, pois tanto a aluna como nós perdíamos a concentração em alguns momentos devido o barulho ao redor, concluímos que podíamos ter escolhido um lugar mais calmo. Antes ao fazer o teste da Conservação do número não prestava atenção as atitudes dos alunos, apenas anotava suas respostas, desta forma não fazia diferença se o lugar era calmo ou não.
A segunda dificuldade foi não saber contra-argumentar ou explorar as respostas que a aluna trazia, eu poderia ter estudado mais os subsídios teóricos para entrevistar . Antes, ao aplicar o teste, não intervia nas respostas dos alunos, apenas anotava suas respostas.
“ O bom experimentador deve, efetivamente, reunir duas qualidades aparentemente incompatíveis: saber observar, deixar a criança falar, não desviar nada .Deve saber buscar algo preciso, ter a cada instante um hipótese de trabalho, uma teoria verdadeira ou falsa para controlar”.PIAGET, J. A representação do mundo na criança”. Rio de Janeiro: Distribuidora Record, p.11
Percebi que antes das leituras não sabia aplicar o teste da Conservação do número e pensava que tinha conhecimento suficiente, agora sei que é impossível ter conhecimento de algo só em ouvir o que os outros falam, é preciso estudo.
Atualmente sou consciente de que não sei tudo sobre o método e que tenho muito o que aprender, para isto é necessário estudar mais intensamente !!!

Nenhum comentário: