No dia 22 de Abril de 2010 propus uma atividade a minha turma de estágio que me fez refletir e relembrar as aprendizagens construídas durante este curso de Pedagogia na interdisciplina de Questões Étnicos Raciais.
A atividade era cada aluno confeccionar um livro com suas características: Sou menino ou menina?
Cor dos olhos
Cor dos cabelos? È liso, crespo?
Sou magrinho ou gordinho? Sou baixo ou alto?
O que gosto de fazer?
Escrever na última folha o nome e fazer um desenho.
Após fizemos um jogo de adivinhação, cada aluno recebeu o livro de um colega para ler e tentar descobrir de quem era através da observação das características.
Realizamos um diálogo sobre as características dos colegas e diferenças existentes.
Fizemos o registro do jogo, um painel com o título “ Somos diferentes, mas todos são especiais”, Viva a diversidade!
Cada grupo fez uma reflexão e desenho das características dos colegas para depois ser colado do painel.
Fiz a seguinte distribuição entre os grupos:
Grupo 1: Refletiu, escreveu e desenhou diferenças nos cabelos dos alunos da turma,
Grupo 2: olhos
Grupo 3: altura
Grupo 4:cor de pele
Grupo 5: sexo e preferências
Grupo 6: brincadeira preferidas.
O painel ficou bem colorido e mostrou bem as diferenças existentes.
Dialogamos mais na turma sobre as diferenças e uma menina relatou um caso que viu fora da escola de ofensa a negro, outros alunos mostraram já vir situações como estas, também dialogamos sobre uma situação que as vezes surge na sala de aula e que era bem freqüentes no ano anterior entre os alunos quer eram da mesma turma de chamar um colega de gordo, conversamos sobre preconceito e que todos são bonitos e especiais.
No dia 19 de Abril foi outro dia que também realizamos uma atividade sobre a diversidade , trabalhamos o dia do índio, os alunos ouviram uma lenda indígena e dialogamos sobre seus costumes, tradições e como muitos índios estão vivendo atualmente.
Nosso papel como educadoras é realizar uma proposta pedagógica que contemple os excluídos, isto pode ser feito ao trabalhar diferentes etnias na sala de aula, valorização e importância de todos na sociedade.
Através da educação para a diversidade os alunos aprendem a aceitar e respeitar as diferenças para conviver bem e questionar as injustiças atuais de desigualdade .
O contato com qualquer cultura diferente da sua deve levar a criança a compreensão de que somos parte de uma grande diversidade em que cada um tem a sua importância e sua participação no todo.
“Ora, identidade implica a alteridade, assim como a alteridade pressupõe diversidade de identidades, pois é na interação com o outro não-idêntico que a identidade se constitui.”
Os índios no Brasil, quem são e quantos são.
Citação extraída do Livro “O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje” – Brasília, 2006.
Autor: Gersen dos Santos Luciano – Baniwa
“Trabalhar sobre a discriminação racial nas Séries Inicias é ao mesmo tempo um tema indispensável e complexo. Indispensável porque é neste momento que a criança está em formação física, cognitiva e moral, sendo assim, a intervenção pedagógica poderá contribuir para que ela venha conviver nesta sociedade, de múltiplas configurações étnicas,religiosas, culturais, compreendendo essas diferenças e como são produzidas na sociedade”.
Era uma vez uma menina muito bonita.Uma prática pedagógica relacionada com a questão racial em umaturma de alfabetização.
Luciane Andréia Ribeiro Leite
sábado, 24 de abril de 2010
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