segunda-feira, 3 de maio de 2010

Interdisciplinaridade no contexto escolar

O que mais me chamou atenção nesta semana de aula de 26/04 a 30/04 foi a interdisciplinaridade com o tema principal Família”, anteriormente não conseguia trabalhar um tema em todas as interdisciplinas, principalmente porque não havia planejamento entre a professora regente ( no caso eu) e as professoras que dão aula no dia que não ia a escola, dia de meu planejamento ( aulas de Educação Física, Artes e Hora do conto).
A partir do momento que precisei planejar em conjunto para dar as aulas com estas professoras houve maior integração e interdisciplinaridade.
“Podemos ter projetos especificamente da turma ou da escola como um todo. Para essa segunda possibilidade, é muito importante que os professores se encontrem, estudem e planejem conjuntamente o tema e qual o projeto a desenvolvê-lo. Esse é um desafio das escolas e dos sistemas de ensino do nosso país que precisa ser superado para lançarmos um trabalho mais coletivo e dinâmico em nossas escolas”. Educação Fiscal no contexto social. Brasília/DF 2009
È muito mais interessante que as atividades dos projetos, mesmo que sejam ministradas por diferentes professores, não sejam descontextualizadas das atividades realizadas nos outros dias da semana, infelizmente anteriormente não havia integração entre professores ( eu e as de Segunda-feira), mudanças estão acontecendo pois estamos aprendendo a encontrar momentos para planejar e espero permanecer assim após o período de estágio.
Estas são as disciplinas e que trabalhei de forma integrada esta semana:
Ciências :Partes do corpo e número dos calçados das pessoas da família,
Português: Escrita da palavras com a inicial “F” e frases, escrita dos nomes dos membros da família, literatura e música com a letra para leitura coletiva,
Matemática: Gráficos com o número de membros,
História: Diferentes famílias existentes , importância dos documentos e confecção dos documentos de identidade,
Educação Artística: Desenho das pessoas, pintura com tinta guache, recorte e colagem nos palito encaixando na caixa de ovos,
Educação Física: Brincadeiras como “Mamãe, posso ir?, andar imitando pai, mãe, vô, vó,
Valores e princípios ( pode ser Religião): Importância das diferenças e aceitar todos como são.
De acordo com Leite( 1998), é importante reiterar que os conteúdos escolares não são desprezados no trabalho com projetos. Ao contrário, eles ganham significado, são contextualizados, dinamizados e transformados em saberes construídos por meio da pesquisa e da investigação ao invés da simples transmissão do professor e da memorização dos educandos. Educação social no contexto social, pág. 37 Brasília/ DF 2009
Enfim, tenho a oportunidade de crescer como profissional realizando um trabalho com projetos mais contextualizado, trocando opiniões, sugestões de atividades com as colegas e não deixando de trabalhar os conteúdos necessários.

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