domingo, 23 de maio de 2010

Matemática

A atividade que mais me chamou atenção esta semana foi trabalhar valor dos algarismos com uo de material concreto.
Lembro que no ano anterior trabalhei com meus alunos os números através de atividades de folhinhas e uso de livro didático, neste ano iniciei de forma diferente, usei com as crinaças o Material Dourado.
Iniciaram manuseando livremente o material e ordenaram novamente nas caixas, conversamos sobre os nomes das peças e para que serviam, em grupos formaram os números solicitados usando as unidades, trocavam 10 unidades por uma dezena e fizemos esta troca também usando as crianças, umas representavam as unidades e outras, as dezenas, esta parte gostaram mais ainda.
Percebi ao trabalhar Matemática com as crianças o quanto é importante proporcionar contato com material concreto, há uma compreensão maior e de forma mais prazerosa.
“ O uso do material concreto propicia aulas mais dinâmicas e amplia o pensamento abstrato por um processo de retificações sucessivas que possibilita a construção de diferentes níveis de elaboração do conceito.” ( PAIS, 2006).
“ Os parâmetros curriculares nacionais ( BRASIL, 1997) também destacam a utilização de materiais concretos pelos professores como um recurso alternativo que pode tornar bastante significativo o processo de ensino- aprendizagem da Matemática”
Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos”.
NOVELO, Tanise Paula; SILVEIRA Daniel da Silva; LUZ, Vanessa Silva ; COPELLO, Gláucia Brasil; LAURINO, Dèbora Pereira .
“ Nada deve ser dado a criança, no campo da Matemática, sem primeiro apresentar-se a ela em uma situação concreta que a leve a agir, a pensar, a experimentar, a descobrir, e daí, a mergulhar na abstração”.( Azevedo, p. 27)
O uso de recursos didáticos no ensino escolar, Salete Eduardo de Souza.
Enfim, estou aprendendo novas forma de trabalhar com meus alunos e crescendo como profissional.

Nenhum comentário: