domingo, 30 de maio de 2010

Jogos no cotidiano escolar

Esta semana propus a meus alunos um jogo bem diferente, deveriam em grupos, escrever em uma folha frases com nomes dos colegas que desejassem de forma que rimasse, o grupo que formasse o maior número de frases com rimas seria campeão e cada componente ganharia um pirulito. Esta foi a atividade que mais se envolveram, aprenderam e se divertiram de toda a semana, criaram diversas frases com rimas muito engraçadas, permiti que escrevessem desde que não tivesse palavrões e algo que desse a entender preconceito a algum colega.
Algumas frases das crianças em que todos brincaram sem se ofender, riam juntos e não ficavam brabos:
A Joanna dorme de vestido na cama.
A Beatriz tirou sujeira do nariz.
O Juan come maçã.
A Alice fez xixi na bice.
A Gabriela gosta de comer na panela.
A Ana toma mamá na cama.
Após a contagem das frases, fizemos um jogo da forca com as frases que os alunos criaram, escolhi algumas e jogamos. Se envolveram muito e precisavam ir lendo para tentar descobrir quais frases estavam no jogo para que não fossem “enforcados”.
“É muito mais fácil e eficiente aprender por meio de jogos, isso é válido para todas as idades, desde o maternalaté a fase adulta. O jogo em si possui componentes do cotidiano e o envolvimento desperta o interesse do aprendiz que se torna sujeito ativo doprocesso,e a confecção dos próprios jogos é ainda mais emocionante do que apenas jogar.”
Texto:A importância dos jogos e brincadeira no cotidiano escolar”, de Vivian Karla Carvalho Alves
“Dentre muitas atividades lúdicas que podem ser desenvolvidas em sala de aula destacamos o brincar e o jogar. Os jogos têm imenso valor educacional. Quando conduzidos em grupos, tais jogos proporcionam o aprendizado de forma muito mais eficiente que os tradicionais exercícios em folhas mimeografadas. Os jogos em grupo também promovem o desenvolvimento da inteligência e estimulam crescimento da capacidade de cooperação entre as crianças.”
“Ao trabalhar em pequenos grupos, as crianças precisam acompanhar o raciocínio de seus colegas e desenvolver estratégias para poderem permanecer no jogo ou vencer. Contrariamente, quando trabalha só em sua folha de exercícios, a criança lida apenas com a sua forma de pensar, sem precisar coordenar diversos pontos de vista. É precisamente pela coordenação e reflexão sobre diferentes opiniões que a criança avança em seu próprio pensamento. Desta forma, é natural que ela aprenda muito mais no desenvolvimento de um jogo do que nas lições mimeografadas.”
Texto: Os jogos e brincadeiras no cotidiano escolar http://capimgrosso.net/index.php?view=article&catid=25:infantil&id=186:os-jogos-e-as-brincadeiras-no-cotidiano-escolar&option=com_content&Itemid=213
“E ao resgatarmos as funções do lúdico na formação do educador e do educando estamos retomando a história e a evolução do homem na sociedade, pois cada época e cada cultura tem uma visão diferente de mundo, pois a criança não tinha a existência de hoje ela era considerada miniatura do adulto ou quase adulto, os jogos e brinquedos, embora sendo um elemento sempre presente na humanidade desde seu início também não tinha a conotação que tem hoje, eram vistos como fúteis e tinha como objetivo a distração e o recreio sendo assim dentre as contribuições mais importantes deste estudo podemos destacar que:
• As atividades lúdicas possibilitam exercitar as resistências ’’pois permitem a formação do auto conceito positivo;
• As atividades lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral da criança já que através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente.
• O brinquedo e o jogo são produtos de cultura e seus usos permitem a inserção da criança na sociedade;
• O brincar é uma necessidade básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação ;
• O jogo é essencial para a saúde física e mental.
• O jogo simbólico permite à criança vivências do mundo adulto e isto possibilita a meditação entre o real e o imaginário.”
“Em prol desta sugestão será preciso, portanto, que currículos sejam repensados, dando aos jogos ,brinquedos e brincadeiras um novo desenvolvimento de ensino aprendizado desenvolvendo a alegria de entender a escola como um espaço, acima de tudo prazerosa, pois o jogo é para a criança o exercício e a preparação para a vida adulta, assim a criança aprende brincando o que a faz desenvolver suas potencialidades, porém é importante que o educador ao utilizar um jogo, tenha definidos, objetivos a alcançar e saiba escolher o jogo adequado ao momento educativo. Enquanto a criança está simplesmente brincado incorpora valores, conceitos e conteúdos que o educador poderá estar anotando para serem analisados e colocados em prática num futuro bem próximo.”
“ Para formar professores com pleno conhecimento lúdico é uma tarefa árdua e difícil, pois o educador tem que ter um conhecimento profundo e acreditar que ele é capaz de conscientizar o ensino lúdico como uma forma de aprendizagem”
“Conduzir a criança à busca, ao domínio de um conhecimento mais abstrato misturando habilmente uma parcela de esforço com uma leve dose de brincadeiras transformaria o trabalho, o aprendizado num jogo, bem sucedido momento em que a criança mergulha profundamente sem se dar conta disso.
Na aplicação dos jogos o professor deve:
1. Ser um guia.
2. Ser um desafiador, estimulador da inteligência.
3. Ser um problematizador.
4. Analisar e discutir o porquê , para quê , para quem e os efeitos do jogo.
5. Colocar-se como irmão mais velho, junto ao qual os menores buscam segurança e novos conhecimentos.
6. Ter consciência do que faz e saber porque faz.
7. Ser um libertador (estar seguro).
8. Motivar sempre os alunos.
9. Ter variedades de jogos e técnicas.
10. Adaptar-se a realidade e ter flexibilidade.
11. Preparar e conscientizar os alunos para os jogos em grupos.
12. Relatar e publicar experiências para que outros possam conhecê-las.”
Texto: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NAS SERIES INICIAIS” João do Rozário Lima.
Estou aprendendo muito neste curso porque proporcionava a meus alunos a oportunidade de aprender através de jogos apenas uma vez na semana e acreditava que era suficiente, este ano estou proporcionado momentos para trabalhar e pender com jogos quase todos os dias e percebo o quanto meus alunos estão aprendendo, cooperando uns com os outros aprendendo a trocar ideias em grupo.

Nenhum comentário: