sábado, 15 de maio de 2010

Artes no contexto escolar

A atividade mais siginificativa desta semana foi o teatro da história " O segredo da lagartixa", de Lecticia Dansa e Salmo Dansa, Editora FTD.
(Texto adaptado)
O segredo da lagartixa:

NO JARDIM DAS MARGARIDAS
BEM ONDE O SOL DESPONTAVA,
VIVIA UMA LAGARTIXA
E DELA NINGUÉM GOSTAVA.


ERA UM JARDIM TÃO BONITO!
ONDE O PERFUME E AS CORES
DISPUTAVAM, LADO A LADO,
O ENCANTAMENTO DAS FLORES.

A LAGARTIXA FLOZÔ
(ELA SE CHAMAVA ASSIM),
NÃO GOSTAVA DOS VIZINHOS QUE VIVIAM NO JARDIM.

SOMENTE UMA CAIXINHA
DE SEGREDOS ADORAVA
ERA TUDO O QUE ELA TINHA
E SÓ PARA SI GUARDAVA.


NEM PARA SEU ÚNICO AMIGO
MOSTRAVA AQUELE TESOURO,
O MÉDICO DO JARDIM
O SÁBIO DOUTOR BESOURO.


PASSAVAM DIAS, SEMANAS,
CORRIAM MESES TAMBÉM,
MAS AQUELE SEU SEGREDO
NÃO MOSTRAVA PRA NINGUÉM.


UM DIA...QUE DESESPERO!
FLOZÔ SENTIU UMA DOR,
FOI CORRENDO PROCURAR
O SEU AMIGO DOUTOR.


A PATINHA DE FLOZÔ
NÃO PODIA SE MOVER
ESTAVA DOENDO MUITO
UMA DOR DE ENLOUQUECER!


MUITO REMÉDIO, INFUSÃO,
A LAGARTIXA TOMOU,
COMPRIMIDOS, INJEÇÃO,
NEM POR ISSO MELHOROU.


A SUA OUTRA PATINHA
TAMBÉM IMÓVEL FICOU.
DEPOIS FOI OUTRA... E OUTRA...
TODO O SEU CORPO PAROU!


O QUE SERÁ, MEU AMIGO,
QUE ESTÁ ACONTECENDO?
EU ESTOU VIRANDO ESTÁTUA!
ACHO QUE ESTOU MORRENDO!


E O BESOURO RESPONDEU:
PARA VOCÊ SE CURAR,
O SEGREDO DA CAIXINHA
VOCÊ DEVE REVELAR.

O EGOÍSMO É UM MAL
QUE ATACA MUITA GENTE,
POR ISSO QUE A HUMANIDADE
QUASE TODA ESTÁ DOENTE.


FLOZÔ NÃO TEVE OUTRO JEITO,
MANDOU OS BICHOS CHAMAR.
E AFINAL O SEU SEGREDO
ELA RESOLVEU REVELAR.


AO VER EXCLAMARAM OS LEÕES,
OS MAIS VELHOS DO JARDIM,
QUE BELEZA, COMO PÔDE
GUARDAR UM SEGREDO ASSIM!


OS NOSSOS AMIGOS CACHORROS
E OS GATOS TAMBÉM
CHEGARAM PARA VER.
QUE MARAVILHA! ELES DISSERAM,
É MESMO DE ENLOUQUECER!


VIERAM AS ONÇAS, BEM DENGOSAS,
FORAM CHEGANDO DEVAGAR.
QUE LINDO! MAS QUE LOUCURA!
ISSO É ESPETACULAR!


OS URSOS GOSTARAM MUITO
(E OS PÁSSAROS TAMBÉM)
DO SEGREDO QUE FLOZÔ
NÃO MOSTRAVA A NINGUÉM.


LOGO VIERAM AS MACACAS
MUITO ELEGANTES E FATAIS,
E FORAM DIZENDO: BACANA
ISSO É SENSACIONAL!


AS OVELHAS GOSTARAM TANTO
DO SEGREDO DE FLOZÔ
QUE COMEÇARAM A CANTAR,
DE TÃO FELIZ QUE FICARAM!


TODOS CANTARAM E DANÇARAM
NUMA ALEGRIA GERAL,
O JARDIM FICOU MAIS LINDO
EM CLIMA DE CARNAVAL.


NO FINAL, TODOS SE FORAM
E A LAGARTIXA SAROU.
IMAGINE, ELA SORRIU!
IMAGINE, ELA CHOROU!



POIS TER AMIGOS QUERIDOS
É A MAIOR EMOÇÃO:
TER COM QUEM PARTILHAR A VIDA,
DIVIDIR O CORAÇÃO!


AGORA, MEU AMIGUINHO,
VOCÊ PODE ADIVINHAR
O QUE HAVIA NA CAIXINHA?
ERA MUITO AMOR PARA DAR!


Após conhecerem e ilustrarem a história, escrevi no quadro os nomes dos personagens e os alunos disseram o que gostariam de representar,após juntamos as duas turmas de segundo ano para ensaio,( o teatro envolveu as duas turmas de alfabetização da escola e foi apresentado no sábado, dia 15 de Maio, na festa da família), eu fiz o papel de narradora, as crianças representariam, mas não tinham nada para falar no script.
Outro dia fizeram as máscaras, pintaram, enfeitaram e colaram em papel cartaz, com exceção do besouro, que usará no dia da apresentação roupa preta e capa, e da lagartixa, que usará roupa verde e fará maquiagem especial.
Ensaiamos diversas vezes durante 3 dias e houve muito envolvimento e interesse por parte das turmas.
“ O teatro, no contexto escolar, possui diversas abordagens, que se modificaram conforme as modificações da própria educação. Inicialmente foi utilizada como um instrumento, uma forma para o aprendizado dos mais diversos conteúdos, das diversas áreas do conhecimento. Somente mais tarde, o teatro passou a ser considerado uma disciplina, uma linguagem com características próprias e que por si constrói conhecimentos. Um conhecimento que ultrapassa a ideia do desenvolvimento de uma expressividade ou de desenibição, mas que possibilita também o desenvolvimento a operatoriedade ( FURTH, 1987, p. 178), na medida em que os alunos atores precisam articular diferentes perspectivas de uma mesma ação para resolverem os problemas de cena. O fazer teatral também torna possível uma maior compreensão por parte do indivíduo de si e de o mundo que o cerca, pois exige uma reestruturação física e mental para tornar materiais e artísticas as ideias que pretende comunicar. O aluno- ator reconstrói uma forma de agir em cena e de pensar, fazendo relações entre o mundo cotiodiano e a cena, construindo uma nova maneira de representar suas ações e refletir sobre o ambiente em que vive.”
Forma de abordagem dramática na educação Ana Caroline Muller Fuchs

Nenhum comentário: