segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Projeto Político-Pedagógico

No ano de 2006 iniciei este curso de Pedagogia e tive uma interdisciplina sobre a organização da escola e a elaboração do documento PPP.
Não sabia que PPP significava Projeto Político Pedagógico, tampouco como era construído. Isto porque 2006 era o primeiro ano que estava trabalhando em escola municipal, minha experiência anterior era em escola particular e a palavra PPP era desconhecida pelos professores e comunidade, acredito que quem elaborava era a chefia que coordenava toda a rede destas escolas.
Nos estudos descobri que PPP é o rumo, a direção que a escola perseguirá durante um período , por esse motivo, não deve ser detalhado e rígido, precisa ser flexível e prever reformulações. Deve ser construído no coletivo da escola, sua construção deve envolver todos da comunidade escolar: segmento de pais, professores, equipe diretiva. Não deve ser um documento burocrático, que provavelmente não será cumprido e sim algo objetivo, de acordo com a realidade, por esta razão cada escola deve construir o seu, não pode ser igual em uma rede de escolas como havia vivenciado anteriormente.
De acordo com o texto Projeto Político-Pedagógico, documento de identidade da escola contemporânea, de Ana Mariza Ribeiro Filipouski e Neiva Otero Schaffer:
“Detalhando a sugestão, nesta primeira parte, será interessante que constem:
1 . os dados de identificação da escola, isto é, os dados formais (a localização e a razão da localização; o significado do nome; documentos legais, como ano de criação e outros; níveis de ensino que oferece; número de professores e alunos, por nível; equipe técnica e funcional);
2. um breve histórico da vida da escola, com destaque para elementos relevantes a serem registrados;
3. a caracterização do prédio e dos recursos hoje disponíveis.
À segunda parte corresponde o diagnóstico, para o qual é imprescindível a avaliação coletiva realizada pela comunidade escolar. Aí se apresentam, de forma sucinta, as características atuais da escola no que se refere:
a) às finalidades da educação que realiza;
b) aos alunos que compõem o corpo discente e os princípios de sua formação;
c) à gestão da escola (como ela é administrada, quem decide, quem executa);
d) às práticas pedagógicas comuns na escola (que conhecimentos têm sido priorizados, que estratégias têm sido adotadas no ensino, que recursos são utilizados, que projetos realiza e qual a justificativa pedagógica para sua realização);
e) aos resultados alcançados (qual o nível de satisfação de professores e alunos com o trabalho, qual a situação da aprendizagem/evasão e reprovação);
f) à forma atual de avaliação e progressão dos alunos;
g) aos principais problemas e conflitos que enfrenta.”

Foi através dos estudos no Pead que aprendi sobre este documento, a teoria juntou-se a prática quando participei da elaboração do primeiro PPP da escola que atualmente trabalho. Este momento foi muito importante porque os professores se dividiram por grupos de estudos e me envolvi diretamente na parte da avaliação, havia um descontentamento porque a avaliação era descritiva, era muito cansativa para os professores elaborarem e a comunidade não compreendia, desta forma propomos outro forma de expressar os resultados da avaliação e buscamos embasamento teórico para a escolha .
De acordo com o texto Projeto Político-Pedagógico, documento de identidade da escola contemporânea, de Ana Mariza Ribeiro Filipouski e Neiva Otero Schaffer:
“Ainda que a construção deste documento seja incumbência de cada um e de todos os professores, talvez seja oportuno que se formem grupos de estudos por assunto, os quais assumirão a responsabilidade de organizar sessões de discussão e sistematização do documento, submetendo ao coletivo um texto previamente aprofundado por alguns professores.”
Atualmente sei sobre a importância deste documento para a organização da escola e meu papel para sua construção, este ano juntamente com a comunidade escolar participei novamente da construção do PPP , vou aprendendo mais e ampliando minha participação.

Nenhum comentário: