domingo, 18 de novembro de 2007

Músicas que ouvimos




Trabalho na escola música com meus alunos. Temos uma rotina de iniciar as aulas com músicas, procuro diversificar para que este momento seja prazeroso e produtivo.
Sempre fui contra músicas com letras vulgares ou que não trazem nada de bom devido a criação que recebi de meus pais.
Atualmente vejo que virou modismo ouvir qualquer música, mesmo que a letra seja uma porcaria. Pensava que eu é que era conservadora e talvez estivesse errada, pois um grande número de pais e professores não selecionam as músicas.
Realizei a leitura do texto “Por que você ouve tanta porcaria?” de Alison Ávila, revista Aplauso- Porto Alegre, ano 3, número 22, 2000.
As partes que destaco como mais importantes são:
“Ainda na escola, as crianças se vêem convivendo com toda sorte de influências. São os coleguinhas que rebolam ao som da dança da boquinha da garrafa, ou têm na ponta da língua canções nada ingênuas. Soma –se a este processo o fato de que dificilmente as pessoas vão investir seu tempo em questionamentos sobre o que invade seus ouvidos. Primeiro, rebaixam-se às pessoas para, depois, oferecer-se uma arte rebaixada”.O grosso da sociedade foi empobrecido em seu conteúdo, e as pessoas perderam suas referências.” Página 9.
“Se cada músico, crítico ou jornalista da área montasse um grupo de audição musical numa escola, a exigência do público seria outra. Reclamar das gravadoras é fácil, por que os professores não tomam novas iniciativas?” Página 10.
Como mãe e professora pretendo continuar selecionando o que meu filho e alunos escutam.
Percebi que não devo ficar de braços cruzados vendo os outros se renderem a esta arte rebaixada. Devo conscientizá-los de que estão deseducando e influenciando os que estão ao seu redor.

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Nossa Raquel!
Estou gostando de ver a estruturação que estás dando às tuas postagens.
Estás localizando muito bem o teu leitor: contextualizando as tuas leituras e vídeos, mostrando as citações que te "tocaram", mostrando o teu ponto de vista e tuas reflexões frente ao estudo referido.
Quero te parabenizar pelas citações entre aspas, o número da página da fonte, e a própria fonte completa.
Acredito que toda esta nova estruturação de teus escritos também configura-se em uma aprendizagem significativa.
Só tenho que te parabenizar!!!
Quanto à tua postagem sobre as reflexões realizadas após ter assistido o vídeo da professora Tania Fortuna, gostei de ler a forma como te posicionas frente ao teu papel de mãe e educadora. A tua reflexão remete para uma preocupação com teu filho, com teus alunos, enfim, com as crianças - e tudo frente à temática das brincadeiras.
Quanto a postagem que fizeste sobre a música que ouvimos: achei muito interessante a tua preocupação em fundamentar teoricamente algo que tu já pensavas sobre a música como uma arte rebaixada. Trazes algumas citações que reafirmam o teu modo de pensar.
Meus parabéns querida.
Beijão pra ti.
E espero que este ambiente esteja configurando-se tão prazeroso pra ti, quanto está sendo pra mim como leitora.
Suelen - tutora da sede