quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Financiamentos da educação

Gestão da educação

Financiamentos da educação

Em março de 2009 fará 3 anos que estou trabalhando no município de Esteio, sinceramente não sabia que existia sistemas internos de controle dos recursos financeiros, desconhecia os Conselhos municipais de alimentação escolar e o FUNDEB.
Através dos estudos construí muitas aprendizagens, entre elas destaco algumas partes do texto “ Noções gerais sobre o financiamento da educação no Brasil”, de José Marcelino de Rezende Pinto e Thereza Adrião:
Pág1 “As administrações públicas devem contar com sistemas internos de controle dos recursos financeiros”
Pág3 “No Rio Grande do Sul, a fiscalização das contas dos municípios é realizada pelo Tribunal de Contas do estado do Rio Grande do Sul.”
Págs 5 e 6 “ Outros fóruns de controle da gestão financeira da educação são os conselhos nacional, estaduais e municipais, de acompanhamento e controle social do FUNDEB que potencializa a fiscalização da correta aplicação de recursos.Há também os conselhos municipais da alimentação escolar e do transporte escolar encarregados de acompanhar e fiscalizar a gestão financeira e os serviços prestados com os recursos para a alimentação escolar e o transporte escolar.”
Pág 7 “ O controle social pressupõe publicização das contas públicas, seja no âmbito da escola ou dos sistemas de ensino, exige capacitação para que os sujeitos possam exercer de forma qualificada as tarefas de planejar, acompanhar e avaliara gestão financeira .”
Realizei uma entrevista com um conselheiro do CAE ( Conselho de alimentação escolar) do município de Esteio e soube como e por quem é integrado o conselho, formas de divulgação do trabalho e suas atribuições.
http://peadraquelguterres.pbwiki.com/financiamentosdaeducacao


Através destes conhecimentos tenho maior compreensão e controle dos financiamentos da educação, estou ciente de meu papel como cidadã podendo participar dos conselhos e com isso defender os interesses coletivos.

Um comentário:

Giselda Correa disse...

Olá Raquel... É uma pena que muitos ainda não saibam deste controle tão sério em relação aos financiamentos da educação. Acredito que a participação da comunidade(escolar ou não) nestes processos, é de suma importância, já que assim, haverá também uma tomada de consciência, fazendo com que participem e fiscalizem o uso dos recursos que se destinam à oferta de um bem público. Quem sabe assim, não teríamos uma educação de qualidade, com recursos físicos e humanos de qualidade, com remuneração de qualidade e uma merenda de qualidade para nossos alunos?
Mas será que a comunidade, realmente tem acesso às essas informações? De que forma é feito esse chamamento ? As informações são encontradas em locais de fácil acesso? Esta na hora de termos mais consciência política e começar a cobrar. Quem sabe assim não aconteceriam os famosos escândalos, não é mesmo!!!Afinal é um direito nosso!! Abraços, Gi-Tutora OGE