domingo, 26 de abril de 2009

Estádios de desenvolvimento

Estádios de desenvolvimento
Na interdisciplina de Psicologia estamos estudando sobre Piaget e os estádios de desenvolvimento. Aprendi características de cada estádio.

Trabalho de psicologia:

Estádios do desenvolvimento
Um dos aspectos mais conhecidos da obra de Piaget é a teoria dos períodos de desenvolvimento. Em sua teoria, determinou quatro períodos do desenvolvimento da criança.
O primeiro é o Sensório-motor, com idade aproximada de 0 a 2 anos, período em que limita-se a ações na realidade.
A linguagem é o resultado de um longo processo que tem início no nascimento da criança, a partir do que ela faz, como faz, na intervenção com o meio.
O estádio Pré-operatório tem idade aproximada de 2 a 7 anos, é um período simbólico e intuitivo, a criança percebe os fatos através dos sentidos, a partir de manipulações práticas. O aparecimento da função simbólica permite a criança ter uma representação mental dos objetos e das coisas do ambiente, neste período classifica quando separa ou agrupo objetos por suas semelhanças e diferenças, estabelecendo assim relações das coisas do ambiente em que vive.
A capacidade de representação da realidade se manifesta de diversas formas: imitação diferida, desenho, imagem mental, jogo simbólico, linguagem, sonhos e devaneios.
Este período é marcado pelo egocentrismo, há ausência de equilíbrio entre processos de assimilação e acomodação, não é capaz de lidar com ideias diferentes das suas, seu pensamento tende-se a centrar-se em um único aspecto da realidade ligando-se muito mais aos sucessivos estados de um objeto do que as transformações pelas quais passa, período marcado pela intuição e não pela lógica.
Ocorre a irreversibilidade do pensamento, não consegue seguir uma série de raciocínio e inverter mentalmente a direção para reencontrar um ponto de partida não modificado.
No período das Operações concretas, que tem idade aproximada de 7 a 12 anos, a criança já tem capacidade de reversibilidade do pensamento, já é capaz de realizar operações mentais, é capaz de cooperar porque não confunde seu próprio ponto de vista com o doa outros, discussões torna-se possíveis.
São construídas operações lógicas de classificação e seriação, conservação física de substâncias, peso, volume e conservações espaciais de comprimento, área e volume espacial, conceito de número. Neste período o real é que define suas possibilidades.
No período Operatório- formal, com idade aproximada de 12 a 16 anos, o sujeito estabelece relações entre teorias, produzindo nelas transformações, surge um mundo de possibilidades cujo real é apenas um setor limitado, trabalha com o pensamento hipotético-dedutivo e estabelece relações entre diferentes teorias.

Muitas vezes na sala de aula tinha dificuldades de realizar com alguns alunos trabalho em grupos e não compreendia o motivo disto acontecer. Li no texto ‘ Epistemologia genética e construção do conhecimento”, de Tânia Marques:
“A capacidade simbólica da criança pré-operatória é marcada pela egocentrismo já que, em função da ausência de um equilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação, há muitas assimilações deformantes da realidade ao eu, sem uma acomodação completa. Logo, o pensamento da criança pré-operatória é egocêntrico, o que significa que não é capaz de lidar com idéias diferentes das suas em relação a um determinado tema.”

Percebi que estes alunos demonstram claramente estar no período Pré-operatório, pois é visível o egocentrismo, apresentam dificuldades de lidar com idéias diferentes das suas desejando impor seu ponto de vista, alguns brigam, fazem queixas desejando que o professor solucione os conflitos e outros isolam-se do grupo desistindo de participar das atividades, ficam quietos ou brabos sem interagir com o grupo.
Através dos estudos compreendo melhor a fase em que estes alunos se encontram, desta forma é possível realizar um trabalho para superarem os conflitos e avançarem na fase de desenvolvimento.

Um comentário:

Lise Silveira disse...

Oi Raquel,
muito boa a retomada que fazes sobre os conteúdos desenvolvidos na disciplina. Consegues estabelecer relações com tua prática. Bom saber que a disciplina tem contribuído tanto. Um abraço, Liseane.