domingo, 26 de abril de 2009

Diferentes etnias

Diferentes etnias


Na interdisciplina de “Questões étnicos-raciais” estou aprendendo mais sobre as diferentes etnias existentes, importância de trabalharmos as diferenças, valorizando-as.
Para realizar o mosaico com meus alunos solicitei que conversassem com a família sobre a origem do sobrenome, trouxessem gravuras desta etnia e fotos da família.
No comentário sobre a atividade , a tutora Luciane Mota fez a seguinte colocação:

Postado por LUCIANE DE OLIVEIRA MACHADO MOTA em 24/04/2009 21:33
Raquel,muito boa a atividade desenvolvida,porém a etnia negra não foi identicada, poderias ter feito um gancho, questionando porque não identificaram esta etnia, pois sabemos que a exclusão com esta etnia é muito grande.Como não vi teu mosaico, fico curiosa em identificar como fazendo parte da construção da nação.Sendo importante para os alunos, resgatar a história dos imigrantes, colonizadores etc.Bjs.


Meu primeiro pensamento foi que não tenho nenhum aluno negro, por esta razão não surgiu nada na turma sobre esta etnia. Após refletir percebi que se questionasse mais os alunos e pais surgiria grande possibilidade de algum aluno ter na família alguém de origem negra, pois de acordo com o texto “ Em busca de uma ancestralidade brasileira”, de Daniel Mundurucu, página 3:
“ Somos a continuação de um fio que nasceu há muito tempo atrás... vindo de outros lugares..iniciado por outras pessoas...completado...remendado...costurado e ...continuado por nós.”
Com certeza há grande importância de trabalhar esta etnia na sala de aula porque mesmo que não tenhamos alunos negros na sala, há na escola, bairro que moram, enfim, em diversos lugares, o espaço em que vivem não se restringe apenas a sala de aula e como educadoras devemos trabalhar a valorização e importância de todas as etnias!

Um comentário:

Luciane Mota disse...

Raquel, que bom que relataste a tua reflexão, depois do meu comentário e também percebi a tua preocupação no e-mail que me enviou, mas como escreveu,na sociedade existem outras etnias, não somente no ambiente escolar ou família, e mais muitas vezes a etnia negra é negada, em razão de uma falsa história do povo negro.Justamente a etnia negra que é discriminada não trabalhar?esta foi a minha provocação, mas beleza que reconheceste a falha no desenvolvimento da aula, sendo importante retomar, questionar, o porquê do esquecimento, o que conhecem da etnia negra, indígena, desmistificando esteriótipos, certo colega?!Beijos.