segunda-feira, 21 de junho de 2010

Informática no contexto escolar

Esta semana a atividade que foi mais significativa foi uma produção textual em duplas no Laboratório de informática, os alunos já tiveram oportunidade de escrever textos na sala de aula, mas no laboratório foi bem mais significativo para eles porque tiveram contato com a tecnologia que despertou interesse e maior vontade de aprender.
Nesta escola já trabalhava com os alunos no Laboratório de informática, no entanto apenas utilizava este espaço para que os alunos jogassem na internet, não havia uma proposta de trabalho utilizando para trabalhar os conteúdos de forma diferenciada, através dos estudos no Pead, percebi o quanto o uso das tecnologias poderiam contribuir para que meus alunos aprendessem os conteúdos de forma mais atrativa.
“O próprio espaço do laboratório de informática já estimula a participação dos alunos nas atividades propostas, considerando que a maioria dos alunos da rede pública de ensino só consegue ter acesso a computadores na escola. Normalmente o desempenho dos alunos melhora e muitos professores relatam a maneira como o computador contribuiu para o processo de aprendizagem. Conteúdos curriculares são integrados às atividades e os alunos desenvolvem habilidades tecnológicas durante a realização das propostas. Motivados e felizes, alunos compartilham com a família as inovações da escola e as novas aprendizagens. Os pais percebendo o entusiasmo dos filhos começam a acreditar que eles poderão conquistar melhores condições de vida, convictos de que a Educação é a único instrumento capaz de conter o crescimento das desigualdades sociais, incluindo e acolhendo a todos, sem distinção.” As novas tecnologias da infoormação e comunicação no contexto escolar, de Elisete Oliveira Santos Baruel
De acordo com (FRÓES) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.” A introdução da informática no ambiente escolar, de Professor . José Junio Lopes .
Desta forma, utilizei a informática como uma aliada no processo de construção da aprendizagens de meus alunos e o resultado está sendo positivo.

Um comentário:

Rose disse...

Olá Raquel!
Estratégias de planejamento faz diferença na hora de dar a aula, pois a torna mais atraente, significativa e criativa.
Tua caminhada acadêmica fez com que percebeste isso e te ajudou na construção de atividades mais elaboradas.
Muito jóia tua aula!
Abraços, Rose