domingo, 7 de novembro de 2010

Blog semestre 5: Projetos de aprendizagem:

Recentemente estava tendo a oportunidade de conhecer sobre projetos de aprendizagem e propondo a meus alunos, mas fiquei surpresa ao conhecer a proposta da interdisciplina de projetos disponível no quinto semestre do Pead.
A proposta era de realizar um projeto em que o tema seria escolhido pelos alunos, para isso realizaríamos um levantamento de perguntas referentes a curiosidades que os alunos gotariam de estudar, relataríamos nossas dúvidas e certezas sobre o assunto, pesquisaríamos, buscaríamos estratégias diversificadas para responder as questões, elaboraríamos um mapa conceitual com as dúvidas e certezas do grupo e construiríamos um texto com as aprendizagens construídas.
No início o processo tudo parecia muito difícil, principalmente porque até o momento era sempre o professor que fazia a proposta de qual tema iríamos estudar.
Tivemos a oportunidade de vivenciar esta prática com as colegas do Pead, parecia que na sala de aula seria impossível, mas vivenciando com as colegas estaríamos experimentando esta nova proposta para ver se era possivel realizar com nossos alunos.
Para minha surpresa deu certo, surgiram temas interessantes para estudo e me senti mais motivada para estudar porque o tema escolhido era algo de meu interesse e de meus colegas, não virou bagunça como temia pois o processo foi claro, organizado e todos se envolveram.
Confesso que ainda não propus a meus alunos, mas não vejo como algo impossível, pelo contrário, é uma proposta muito interessante e quando tiver oportunidade, experimentarei em minha prática pedagógica.

Nenhum comentário: