domingo, 7 de novembro de 2010

Semestre 6: Questões étnicos raciais

No sexto semestre ao estudar a interdisciplina de Questões étnicos raciais lembro que tinha apenas um aluno negro e nenhum no ano anterior, por esta razão não percebia necessidade de trabalhar em sala de aula questões étnicos raciais.
Através dos estudos na interdisciplina percebi que estava errada, pois a vida dos alunos não se restringe somente somente ao espaço escolar , todos convivem com a diversidade nos lugares que frequentam e na escola não ficam apenas na sala de aula , mas no recreio, entrada e saída em contato com pessoas de diferentes idades, experiências de vida e características físicas.
De acordo com o texto “Era uma vez uma menina muito bonita, uma prática pedagógica relacionada com a questão racial em uma turma de alfabetização” , de Luciane Andréia Ribeiro Leite:
Trabalhar sobre a discriminação racial nas Séries Inicias é ao mesmo tempo um
tema indispensável e complexo. Indispensável porque é neste momento que a criança está
em formação física, cognitiva e moral, sendo assim, a intervenção pedagógica poderá
contribuir para que ela venha conviver nesta sociedade, de múltiplas configurações étnicas,
religiosas, culturais, compreendendo essas diferenças e como são produzidas na sociedade.
Complexo, pois envolve não somente os preconceitos dos alunos/as, mas também dos
próprios professores. Em função disso muitas vezes este tema ou é tratado de forma
superficial, enfatizando só o sentimento de consideração por ter o negro contribuído para a
construção da ‘nação brasileira’, ou é simplesmente ignorado.
Atualmente tenho diversos alunos negros, já aconteceu na sala de aula situações de preconceito com relação a cor e obesidade, mas todos convivem bem com as diferenças pois através dos estudos minha prática pedagógica mudou: Trabalho a diversidade e diferentes culturas como africana e indígena não apenas em datas específicas, mas em diversos momentos.

Nenhum comentário: