domingo, 7 de novembro de 2010

Semestre 4 : Matemática

No quarto semestre, percebi sobre o quanto é importante trabalhar a Matemática no processo de alfabetização.
Sempre tive preferência pela disciplina de Português e como o principal objetivo cobrado em relação aos segundos anos para a aprovação ao terceiro é a alfabetização, muitas vezes deixava a Matemática de lado trabalhando somente quando sobrava tempo. Compreendia que estar alfabetizado era saber ler e escrever de forma que a leitura seja com compreensão e na escrita haja coerência, ou seja, noções de início, meio e fim; no entanto, somente a linguagem era levada em conta.
Durante as leituras e atividades propostas nesta interdisciplina ficou claro o quanto a Matemática é importante e que pode ser trabalhada de forma diferente tornando-se prazerosa para mim e meus alunos.
Trabalhar Matemática é importante em primeiro lugar porque está presente no dia a dia
De acordo com o texto “A MATEMÁTICA DA VIDA”, disponível na interdisciplina de Matemática no quarto semestre:

Tomo a matemática como referência crucial do processo de alfabetização/alfabetismo, sendo sua importância nem maior, nem menor que a questão da leitura e escrita.
Na escola, matemática e língua portuguesa não se articulam adequadamente, embora na prática da vida não seja possível interpor qualquer estranhamento. Para reconstruir a realidade que nos cerca, precisamos tanto do alfabeto, quanto dos números, sem falar que "mesmo as tentativas mais singelas de iniciação à matemática pressupõem um conhecimento da língua materna, ao menos em sua forma oral, o que é essencial para a compreensão do significado dos objetos envolvidos ou das instruções para a ação sobre eles" (Machado, 2001, p.1S).
Para dar conta da realidade precisamos de ambas, leitura/escrita e matemática. Uma pode ser mais, outra menos formal, uma mais, outra menos polissêmica, uma mais, outra menos ambígua, mas ambas fazem parte da comunicação humana, são linguagens e que, como tais, expressam não só como dinâmicas podem ser formalizadas, como também a necessidade de as desformalizar, desconstruir, questionar.
Ser alfabetizado em Matemática, então, é compreender o que se lê e escreve, o que se compreende a respeito das primeiras noções de lógica, de aritmética e de geometria. Assim, a escrita e a leitura das primeiras idéias matemáticas podem fazer parte do contexto de alfabetização.

Percebi claramente que estar alfabetizado não é apenas dominar a leitura e escrita, mas conhecer os números relacionando a quantidade, perceber que são importantes e estão presentes no cotidiano tanto quanto as letras, utilizá-los para resolver situações problemas através dos cálculos envolvendo as quatro operações.
Atualmente trabalho a Matemática diariamente de forma lúdica e que desafia os alunos, utilizo recursos variados como Tangran, Blocos Lógicos, Material Dourado. Enfim, tenho prazer em trabalhar a Matemática, e tem seu espaço valorizado tanto quanto a Linguagem.

Nenhum comentário: