domingo, 25 de novembro de 2007

Literatura



No semestre passado ( Segundo) estudei sobre infâncias e neste semestre ao estudar sobre Literatura infantil relembrei alguns conhecimentos construídos:
“ Cada sociedade, em cada tempo histórico atribui determinados significados a fase inicial da vida humana.” - Texto: Infância e literatura infantil – Página 1 -Disponível no Rooda.
Compreendi que as crianças tem vivências, hábitos e valores diferentes de um lugar para outro.
“ Segundo Áries, na idade média a infância era muito reduzida, ou seja, logo que a criança adquirisse uma certa independência dos adultos, como, por exemplo, conseguir andar, falar e comer sozinha, era introduzida mo mundo adulto e passava a circular em todos os ambientes destes. A arte medieval demonstrava esta indiferenciação entre adultos e crianças, ao representar as crianças com os mesmos traços e roupas dos adultos, sendo apenas diferentes em relação ao tamanho.” - Texto: Infância e literatura infantil- página 01– Disponível no Rooda.. Compreendi que as crianças eram consideradas adultos em miniatura.
“A partir do século XVI inicia-se um processo de constituição da infância.”Página 01 do texto: Infância e literatura infantil.
“ A literatura infantil surge com o propósito explicito de formar a criança e de lhe ensinar comportamentos desejáveis, tendo, portanto, um caráter eminentemente pedagógico. Durante muito tempo as obras infantis foram vistas somente com esta finalidade a de ensinar.” Texto: A literatura infantil no Brasil -página 01-Disponível no Rooda..
Na aula presencial do dia 21 de novembro aprendemos com a professora que atualmente pode-se ler um livro somente por prazer sem ter que trabalhar após algum conteúdo.
Aprendemos também que para contar uma história é fundamental que se goste e conheça bem. Vimos nas apresentações das colegas que uma história contada com prazer e bem ensaiada antes de apresentar atrai mais o público.
Enfim, como educadora geralmente contava histórias com o objetivo de ensinar conteúdos. Através dos estudos mudei esta forma de pensar e passei a contar mais histórias com o objetivo de despertar prazer !!!

2 comentários:

Raquel Guterres disse...

Não tive como colocar a bibliografia completa com o nome o autor porqur não achei no Rooda.
Raquel Guterres

Suelen Assunção disse...

Oi Raquel!
A cada postagem tua, novas experiências, novas aprendizagens e PRECIOSIDADES.
A tua reflexão sobre a infância a partir de diferentes "conteúdos" trabalhados nas interdisciplinas do PEAD demonstra o quanto estás conseguindo fazer vínculos entre as interdisciplinas.
Quando falas em crianças, consideradas como adultos em miniaturas, lembrei da obra de Velázques "As Meninas". Onde a infanta veste-se como um adulto.
Realmente a tua postagem está muito bem estruturada.
Só tenho que te parabenizar mais uma vez.
Beijão pra ti.
Suelen - tutora da sede