quinta-feira, 16 de abril de 2009

Psicologia

APRENDIZAGEM

Na interdisciplina de Psicologia aprendi sobre os modelos de epistemologias e características de cada.
Aprendi que no modelo empirista o conhecimento é transferido do meio para o sujeito, é aquele bem tradicional onde aprende-se por repetição e reprodução, o professor é o dono do conhecimento e aluno uma tabula rasa, que não sabe coisa alguma quando chega a escola, aprende somente o que o professor o ensinar. Neste contexto o professor jamais aprenderá, pois já sabe tudo e o aluno jamais ensinará, porque este é o papel exclusivo do professor.
No modelo epistemológico apriorista acredita-se que o conhecimento depende apenas das condições internas do sujeito, o aluno aprende por si próprio, pois já possui conhecimento programado na sua herança genética.
O modelo de epistemologia construtivista é o que valoriza o professor e alunos, trabalham em sintonia, todos aprendem no processo e nenhum é mais importante que o outro, é a pedagogia relacional do interacionaismo, onde a causa do comportamento humano está nas ações do sujeito que responde as resistências do meio, modificando ativamente suas estruturas.
Nesta proposta o professor deve se questionar sobre que tipo de cidadão quer que o aluno seja. Vive-se o presente, buscando no passado conhecimento prévios, respostas para algumas questões, construindo um futuro onde se tenha a consciência do papel de cada um como sujeitos críticos, que reflitam diante das situações, cidadãos ativos na sociedade em que vivem.
Estas aprendizagens foram construídas através das leituras dos textos “Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos” e “O que é construtivismo?”, de Fernando Becker, aula presencial do dia 8 de Abril, onde cada grupo escreveu no papel uma característica da epistemologia escolhida para que os outros grupos respondessem através de estudos, debates entre colegas, professora e tutores.



Também foram necessárias reflexões sobre qual epistemologia está de acordo com minha prática em sala de aula, tinha como conhecimento prévio que o construtivismo era uma “bagunça”, onde só o aluno podia mostrar sua forma de pensar e o que o professor pensava não era considerado.
Li o texto “O que é construtivismo?”, de Fernando Becker,, onde construtivismo está conceituado da seguinte forma:
“Construtivismo significa isto: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do Indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia,na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento.”
Percebi que meus conhecimento prévios não estavam corretos, ou seja, houve conflitos do que foi assimilado anteriormente e acomodação de novos conhecimentos, percebi que aquelas características eram do apriorismo, onde o professor procura interferir o mínimo possível no processo de aprendizagem dos alunos.
Concluo que a epistemologia utilizada em minha prática pedagógica é o interacionismo, onde as duas condições, internas e externas, estão juntas e são importantes no processo de ensino-aprendizagem.

Um comentário:

Lise Silveira disse...

Nossa Raquel! Que bom apanhado de idéias, percebo que o assunto foi bem compreendido. Um abraço, Liseane.